conecte-se conosco


MATO GROSSO

Secretário de Saúde participa do mutirão de próteses no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa

Redação

Publicados

em


.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanhou na manhã desta terça-feira (15) a entrega de próteses realizada pelo Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade ligada Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A ação faz parte do mutirão que teve início nesta segunda-feira (14.09) e atenderá pacientes que precisam de próteses ortopédicas. 

“Depois do trabalho fisioterapêutico realizado com os pacientes, eles vêm para receber as próteses. Nesta semana estamos realizando com muita alegria a entrega de 240 próteses. Paralelo a esse trabalho do Cridac, no próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e estamos planejando um dia exclusivo e especial para a testagem das pessoas com deficiência no Centro de Triagem”, disse o secretário da SES, Gilberto Figueiredo.

Para isso, foi disponibilizado no site do Governo do Estado um link no qual será possível o agendamento para o atendimento da pessoa com deficiência no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.

Leia Também:  Primeira-dama atende bazar comunitário do Renascer com doação de mais de 200 peças

A ação contará com a presença da primeira-dama Virginia Mendes e oferecerá transportes para as pessoas que necessitarem. Serão distribuídos kits com máscara, gel e lanche individualizado após a finalização do circuito.

Neste ano, já foram entregues 590 próteses e estão previstas mais duas semanas com entregas até o final de 2020. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, esse foi um ano atípico devido à pandemia e as entregas foram paralisadas em março, sendo retomadas agora.

Durante toda a semana, de 14 a 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação no Cridac, com a entrega de 240 próteses. Desse total, 160 são novas e 80 são manutenção e consertos.

A ação

O mutirão integra a programação da VI Semana Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Articulação das Políticas Públicas da Casa Civil, Secretaria de Saúde, Setasc, UNAF e CONEDE. 

O diretor da unidade explica ainda que, neste momento, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para a produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os itens.

Leia Também:  Mais de 3 mil motoristas tiveram a CNH suspensa nos últimos dois anos

A Rede Estadual de Reabilitação possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) das gestões municipais, o que equivale a uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado.

O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para a sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT firma cooperação para facilitar parcerias comerciais com a China

Redação

Publicados

em

Por


O Governo de Mato Grosso firmou nesta quarta-feira (20.01) o marco de cooperação com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) com o objetivo de facilitar parcerias para promoção comercial, atração de investimentos e fomento de iniciativas para o desenvolvimento econômico, educação, cultura e ciência e tecnologia entre o Estado e a China.

O governador Mauro Mendes assinou o protocolo de intenções com o instituto, destacando que o país asiático é o principal mercado para os produtos mato-grossenses, principalmente, diante do crescimento econômico da China.

“A China é o principal parceiro comercial de Mato Grosso nos últimos onze anos e justamente por isso, essas relações institucionais são tão importantes. Temos grande capacidade de continuar crescendo, principalmente, no setor da produção de alimentos, que pode ser dobrada nos próximos anos, e vejo na China a maior oportunidade que Mato Grosso tem de ampliar suas exportações e de gerar emprego e renda”, afirmou Mauro Mendes.

O diretor-presidente do Ibrachina, Thomas Law, participou da solenidade por videoconferência e afirmou que o país tem grande interesse em estreitar as relações econômicas, educacionais e culturais e que a intenção do instituto é aprimorar essas iniciativas junto ao Governo de Mato Grosso.

Leia Também:  Primeira-dama participa de sopão comunitário com entrega de cestas básicas e cobertores

“Posso garantir que nos empenharemos ao máximo para fazer o melhor possível para criar esse programa de valorização com a China, para que Mato Grosso torne-se uma referência para os países asiáticos”, asseverou Thomas Law.

Além do governador e do representante do instituto, também assinaram o protocolo o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e deputados estaduais.

“É mais um passo na política internacional desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso, pois agora temos um importante parceiro, que vai nos aproximar culturalmente e comercialmente da China, trazendo ainda mais investimentos e melhorando a economia do Estado”, destacou Cesar Miranda.

Participaram da solenidade os secretários de Estado Alberto Machado (Cultura, Esporte e Lazer), Alan Porto (Educação), Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia Inovação) e Walter Valverde (adjunto de Investimentos e Negócios da Sedec). Além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Leonardo Campos, e outros representantes do Ibrachina, da OAB e da Assembleia Legislativa.

Protocolo de intenções

O Ibrachina tem como foco a promoção e integração entre a cultura jurídica brasileira e chinesa por meio da tradução e divulgação de documentos, possuindo grande expertise nas relações jurídicas e de comércio exterior com a China. O Instituto promove palestras, debates e workshops promovendo o intercâmbio de conhecimento e cultura, bem como estabelecendo oportunidades de firmamento de parcerias. O Ibrachina integra a Frente Parlamentar Brasil China e a Frente Parlamentar BRICS nacional e possui parcerias com várias universidades, institutos e entidades brasileiras.

Leia Também:  Consórcio Intermunicipal Vale do Arinos é reativado

A expertise jurídica e comercial do Instituto Sociocultural Brasil-China irá auxiliar o Estado de Mato Grosso no seu posicionamento firme no mercado chinês, apoiando as empresas mato-grossenses de forma consultiva na inserção ou consolidação em tal mercado igualmente pode ser útil para promover aproximações e parcerias nas áreas de educação, turismo, cultura, educação e tecnologia entre outras.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

CIDADES2 horas atrás

Prefeito Alex acompanha primeiras vacinações contra covid-19 em Rosário Oeste

Técnica de Enfermagem Perolina Stoffel foi a primeira a ser vacinada em Rosário Oeste

CIDADES9 horas atrás

ALTO PARAGUAI: MPMT cobra realização de inspeção para coibir venda ilegal de carne

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraguai, município distante 199...

CIDADES9 horas atrás

PM registra roubo de gado em área rural de Nova Olimpia MT

A policia militar foi informada que nesta segunda-feira (18) por volta das 17 horas, oito indivíduos armados invadiram a fazenda...

CIDADES19 horas atrás

ROSÁRIO: Homem procurado, com mandado de prisão preventiva reage a abordagem policial e é baleado.

Mesmo atingido na região do abdômen, o foragido ainda conseguiu correr com um revólver na mão, mas caiu no corredor...

CIDADES1 dia atrás

Enfermeira fala sobre as vacinas contra o covid que virão para Rosário Oeste

A Enfermeira Jerusa Amaral, responsável pelo Centro de Covid de Rosário Oeste foi entrevistada pelo Radialista João de Deus na...

CIDADES1 dia atrás

NOBRES: Médico de 49 anos tem alta após quatro meses internado com Covid-19

Esmeraldo é médico em Nobres, a 151 km de Cuiabá, e trabalhava na linha de frente contra o coronavírus quando...

CIDADES1 dia atrás

Homem morto em Diamantino já havia sido preso antes em Lucas do Rio Verde

Homem havia sido preso em Lucas do Rio Verde em dezembro do ano passado

MATO GROSSO

POLICIAL

POLÍTICA MT

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA